Médio

Metodologia

“O que o nosso mundo mais necessita agora é o tipo de educação que promova o amor pela humanidade e desenvolva o caráter, que fornece uma base intelectual para a realização da paz e capacita os alunos a contribuir para edificar uma sociedade melhor”.

Daisaku Ikeda

Nossa proposta pedagógica fundamenta-se nos princípios da educação humanística Soka, que valoriza a vida e o potencial de cada pessoa como possuidora de grandes valores humanísticos capazes de promover o bem estar de si mesmo e da sociedade.

A essência da proposta pedagógica Soka busca o desenvolvimento integral e o bem estar de cada aluno, por meio dos seguintes objetivos:

1. Formar cidadãos globais, comprometidos com a causa da paz, cultura, educação, meio ambiente e direitos humanos, que possam contribuir ativamente no desenvolvimento e sustentabilidade da comunidade local e internacional;

2. Fomentar o aprendizado, a criatividade e potenciais inatos dos estudantes e de toda a comunidade escolar para criar soluções inovadoras e impacto positivo nas suas vidas e no seu entorno;

3. Proporcionar um ambiente educacional que estimula o bom senso, a sabedoria e a esperança, cultivando uma sociedade humana, ética e próspera;

4. Promover a interação mútua e ampliar as relações sociais, respeitando as diversidades e incentivando as amizades, diálogos e intercâmbio entre diferentes culturas.

PROGRAMA INTERNACIONAL

Em 6 de junho de 2018, o Colégio Soka foi certificado como uma escola internacional pelo International Baccalaureate (IB), organização sediada em Genebra, Suiça. Como escola associada, oferece um currículo de dois anos chamado de IBDP, ou programa de diploma IB, que complementa o currículo oficial do MEC, possibilitando ao aluno uma certificação de Ensino Médio Internacional a qual abre oportunidades de admissão em universidades estrangeiras.

Além disso, em um breve futuro, estudantes estrangeiros poderão se inscrever no IBDP e realizar o ensino médio no Brasil. Por meio desse programa educacional desafiador e completo, os alunos tem a possibilidade de compreender a complexidade de uma sociedade em constante mudança e adquirir atitudes e habilidades de um cidadão global. O Colégio Soka tornou-se a 25ª instituição IB aprovada no Brasil.